quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Princípios de Triagem Médica

Princípios de Triagem Médica

A triagem é baseada em informações incompletas, pelo fato de ter que ser rápida e antecipar uma anamnese completa.
As decisões devem ser tomadas com base na melhor informação disponível.
Freqüentemente, é impossível obter-se dados como sinais vitais quando existem múltiplas vítimas. Às vezes, é necessário tomar decisões à distância, analisando a situação global.
Aspectos simples, que podem ser detectados à distância, como um paciente gritando, ou um deitado quieto e com a respiração ruidosa, podem fornecer dicas que levem a decisão de abordar um paciente com um problema potencial de vias aéreas (risco de vida).
Pode ser útil dividir os pacientes em grupos de alta prioridade, prioridade intermediária e baixa prioridade, baseado na avaliação global.
Alguns dados clínicos, como sinais vitais ou descrição das lesões, geralmente não estão imediatamente à disposição do médico que faz a triagem.
Como regra geral, a ordem de prioridades nos cenários com múltiplas vítimas é a mesma do paciente individual (ABCDE).
Pode ser necessário classificar os pacientes baseado na probabilidade de sobrevida. O paciente com chance mínima de sobreviver, embora seja o mais gravemente traumatizado, é tratado depois do paciente que pode ser estabilizado rapidamente por uma manobra simples e rápida.
O processo de triagem envolve a identificação dos recursos necessários para a estabilização dos pacientes. Se os recursos não estiverem disponíveis, então o paciente pode não ter prioridade tão elevada.
Parte do processo de triagem envolve também a determinação do modo mais adequado de transferir o paciente. O processo de seleção deve identificar o paciente que necessita de ser transportado precocemente para um hospital comunitário ou para um centro de trauma para iniciar precocemente o tratamento definitivo.
A triagem militar tem por objetivo manter uma força capaz de lutar e limita o uso de recursos, com essa finalidade. As prioridades baseiam-se na possibilidade de restituir à vítima a capacidade de lutar. Neste contexto, as prioridades podem parecer invertidas, já que a vítima com lesões menos graves pode ter maior prioridade no tratamento. A triagem civil estabelece um sistema de atendimento para todos e a limitação de recursos só é considerada depois que se fez um esforço inicial para salvar a vida.
Exemplos de catástrofes dos quais podem surgir múltiplas vítimas e a necessidade de se fazer uma triagem: explosão de gás em fábricas, catástrofe no estádio (tumulto e pisoteamento na multidão ou queda da arquibancada), explosões e incêndios, colisão de carros e avalanche.

Nenhum comentário: